Tudor
O que você procura?
Linha de Produtos

História da bateria

O acumulador elétrico  é fruto da obra de vários pesquisadores. As primeiras origens do produto estão relacionadas a muitos experimentos no terreno da eletroquímica. A origem da bateria remonta de 1800, quando o italiano Alessandro Volta inventou a pilha galvânica e descobriu o primeiro método prático de geração de energia elétrica. Essa pilha é considerada a primeira célula de bateria “úmida” a produzir uma corrente estável e confiável.

O invento foi aperfeiçoado pelo francês Gaston Plante, em 1859, passando a ser recarregável, além de acumular energia.  A bateria consistia de duas placas de chumbo enroladas em forma de espiral, separadas por tiras de borracha e mergulhadas em solução de ácido sulfúrico. O inventor observou que era possível aumentar consideravelmente a capacidade celular por meio de um processo de formação, o qual se repete até hoje.

Esse tipo de bateria passou a ser utilizado em carros somente em 1912 e ainda hoje é responsável pela alimentação dos componentes elétricos e eletrônicos dos automóveis.  A classificação técnica das baterias automotivas é: baterias secundárias de anodo ácido sulfídrico. Diferente das versões originais, os produtos atuais podem ser recarregados diversas vezes.

Conceito

 A bateria é um conjunto de acumuladores elétricos: dispositivos com a capacidade de transformar energia química em elétrica e vice-versa. Sua função é armazenar, sob forma de energia química, a energia elétrica que lhe tenha sido entregue, e fornecê-la em determinadas situações. 

No momento em que o acumulador é carregado eletricamente, ocorre a transformação de energia elétrica em energia química e por ocasião da descarga essa transformação é inversa. 


Rua José Pinelli, 2/130 - Distrito Industrial II - CEP 17039-741 - Bauru/SP - Brasil - Fone: +55 14 3103-5530 - SAC 0800 135530
Rua Dois - Distrito Industrial - CEP 35040-600 - Governador Valadares/MG - Brasil - Fone: +55 33 2101-2400 - SAC 800-7241480

Todos os direitos copyright 2011 Industrias TUDOR.